Reflexões

O Equilíbrio na Inclusão

Hoje fomos a um encontro de crianças com Síndrome de Down do @cepec_, uma das clínicas que o Pepo frequenta.

Foi uma confraternização onde aproveitamos para gravar uma bonita mensagem de final de ano, que em breve será divulgada.

Assim como tudo na vida, quando falamos em inclusão, o equilíbrio é fundamental. Tão importante quanto fomentar a inserção e a adaptação de atividades em todas as ocasiões, é essencial respeitar os momentos que as pessoas atípicas necessitam de “estar entre os seus”. .

Tratá-los sem diferenciação, frequentar uma escola regular e ter amigos “comuns” são regras importantes para que a inclusão aconteça, proporcionando benefícios a todos que com ela se envolvem. Mas fazer com que quem possua alguma deficiência conviva entre si, sem a presença dos comuns, ajuda-os demais a ter uma vida considerada “normal”. São nestas horas que eles se reconhecem, melhoram a autoestima, namoram e superam seus limites pessoais.

O empoderamento faz com que eles percebam que nem sempre são “café com leite”. E sentir-se capaz é algo bom para qualquer ser humano independente da situação, não é mesmo?

#sindromededown #sdown #umnovoolharparaainclusao #projetoserendipidade