Reflexões

O 3º Setor: Acolhimento e Transformação

Nos últimos 8 meses conhecemos quase 40 projetos ligados à inclusão de pessoas com deficiência intelectual e/ou autistas. Nosso objetivo era entender o que o 3° setor já fazia em relação às causas, tanto para benefício do Pepo quanto para uma ajuda voluntária mais ampla.

De um lado, fomos apresentados à triste realidade brasileira do tema, impulsionada pela falta de capacidade e preparo governamental para com a população carente. De outro, fomos surpreendidos com tamanha compaixão e com tanta gente fazendo o BEM. E o mais LINDO: a MAIORIA destas pessoas não têm filhos com necessidades atípicas – trabalham pela causa por se sensibilizarem com ela. E isto é muito NOBRE!

Estas constatações, aliadas ao crescimento do engajamento deste perfil de Instagram, levaram-nos a estruturar o Projeto SERENDIPIDADE!

Entendíamos que assim conseguiríamos, de maneira mais efetiva, mostrar que INCLUSÃO é algo edificante para TODOS que com ela convivem, além de ter mais chances de apoiar instituições do 3° setor que já lidam com o assunto há anos. Aprendemos que boa parte delas dividem suas iniciativas em 2 grandes grupos:

A – ASSISTENCIAIS: direcionam seus esforços para ACOLHER os assistidos, principalmente através de doações e do oferecimento de atividades de passatempo.

B – TRANSFORMAÇÃO: direcionam seus esforços para potencializar a AUTONOMIA, principalmente através da CAPACITAÇÃO dos assistidos.

Na prática, não existe A sem B: não há TRANSFORMAÇÃO sem ACOLHIMENTO e vice-versa. E existem muitas instituições com projetos de ambos os grupos. Por ser pioneiro, o grupo A concentra um volume maior de projetos e, consequentemente, de doações e do tempo do voluntariado. Já o grupo B, mais recente, tem se mostrado fundamental na transformação de uma sociedade mais inclusiva.

Encontramos desafios de sobrevivência em TODAS as iniciativas visitadas. E é por isto que o PROJETO SERENDIPIDADE, dentro de suas possibilidades, trabalha para ajudá-los.

Seja A ou B, B ou A, A + B ou B + A, o importante é transformamos nosso MUNDO num lugar MELHOR para TODOS.

E ai, vamos JUNTOS? 👊🏼
#projetoserendipidade #umnovoolharparaainclusao