Reflexões

Dividir experiências com outros Pais

Sobre o nascimento de um filho com necessidades especiais: o 1º ano de vida é um dos mais “puxados” para os Pais. Além de todos os cuidados que um recém-nascido precisa, a notícia da chegada de um bebê atípico requer tempo para ser digerida – sendo ela conhecida ou não antes do parto. Além disto, a carga de informações dada à família nos primeiros meses é enorme e envolve questões técnicas e emocionais.
A formação da equipe médica que acompanhará o bebê nos primeiros anos revela decisões delicadas: o medo de errar e o peso da responsabilidade geram questionamentos que, mesmo satisfeitos, insistem em não nos deixar. Será que fizemos as melhores escolhas?
Somos partidários de que a opção acerca do(a) Pediatra, Fono, Fisioterapeuta e Terapeuta Ocupacional deve levar em conta não apenas as respectivas capacidades técnicas, mas também o quanto aceitam e conseguem trabalhar em equipe. A evolução de crianças com desafios cognitivos e motores implica ações orquestradas, recheadas de paciência, persistência e carinho. Em caso de dúvida, ouça uma 2ª opinião e siga a tua intuição.
As trocas com outros Pais que já passaram pelo mesmo processo é essencial. Um simples bate-papo pode dar luz a um novo caminho ou confirmar que a rota escolhida tem a direção correta.​
E você, já experimentou dividir estes temas com alguém? É incrível! ⭐️
#sindromededown #sdown#umnovoolharparaainclusao#projetoserendipidade