Assim que o Pepo fez 6 meses, começamos sua introdução alimentar. Iniciamos pelas frutas (mamão, banana, maçã e laranja).
Este é um assunto com diferentes opiniões no mundo da medicina. Alguns médicos acreditam que a introdução alimentar em bebês com SDown deva ser tardia, apenas com o surgimento dos dentes (mais ou menos 1 ano de idade). Outros, como o nosso pediatra, acreditam ser mais adequada a iniciação se alimentos sólidos/pastosos de igual modeira à de crianças sem a Trissomia-21; ou seja, com aproximadamente 6 meses de idade.
Este vídeo mostra uma das consultas com a fonoaudióloga Stelinha, que nos orienta sobre essa nova etapa! Recebemos algumas dicas muito importantes: 1 ⁃ A criança deve estar sentada ou bem inclinada (quase sentada). 2 – O adulto deve lavar bem as mãos, colocar um pouco da fruta no dedo e massagear levemente a gengiva, para que a criança aprecie a degustação do sabor. 3 ⁃ A colher deve ser rígida/firme, e não maleável. A parte redonda onde vai a comida deve ser do tamanho da parte menor do nosso indicador (a ponta do dedo). 4 ⁃ A fruta deve ser amassada e na ponta da colher deve-se colocar um “bolinho” dessa fruta. 5 ⁃ A colher deve ser introduzida no começo da língua, de forma que a ela vá para trás. ⁃ Ao retirar a colher da boca, ela deve sair reta e não pra cima.
Este procedimento auxilia demais não apenas a introdução alimentar de crianças com SDown, mas também futuramente a fala!
O Pepo adorou as frutas e está indo muito bem! Estamos todos muito orgulhosos de como ele tem se saído! #sindromededown#sdown #projetoserendipidade