Reflexões

21/3 – Dia internacional da síndrome de Down

Hoje é o Dia Internacional da Síndrome de Down: uma data importante, que dá voz e visibilidade a milhões de pessoas em todo o mundo.
.
@downsyndromeinternational sugeriu para este ano o tema #WeDecide (“Nós Decidimos”), como forma de expressar a garantia que todos temos de participar plenamente de todas as decisões que nos afetam. E não é diferente para as pessoas com síndrome de Down, que têm o direito de decidirem sobre tudo aquilo que lhes diz respeito e de serem protagonistas de suas próprias histórias.
.
O “21/3” faz alusão à Trissomia do Cromossomo 21 – e junto com as simbologias, as celebrações e as manifestações, este dia traz algumas reflexões: é triste pensar até pouco tempo atrás este protagonismo praticamente não existia. Indivíduos com T-21 viviam na escuridão, à margem da sociedade, numa exclusão imposta tanto por ela, quanto, por vezes, pelos seus próprios familiares.
.
Graças a D´us e ao trabalho de muita gente do bem, evoluímos! Ainda há muito a ser feito, mas é nítido que houve avanços importantes – e a inclusão, ainda que não de forma plena, já pertence ao dia-dia de parte de uma parte sociedade.
.
Cabe a nós fazermos com que ela se expanda, oferecendo aprendizados, trocas de experiências e vivências a TODOS, independente da condição genética, física ou cognitiva.
.
Aos envolvidos com a síndrome de Down, e em especial, a quem tem T-21: Parabéns pelo seu dia! Obrigado pelas lições, pelos exemplos e pela oportunidade de aprendermos e vivenciarmos JUNTOS aquilo que a vida tem de melhor: a diversidade humana.
.
Que sigamos fortes na construção de um mundo mais inclusivo e – consequentemente melhor – para todos nós!
.
PS: As camisetas que vestimos foram um presente da @fsdown, feitas com frases ditas pelas pessoas com síndrome de Down que frequentam a instituição.✨💕.
.
#écoolserdiferente #sindromededown #nósdecidimos #wedecide #umnovoolharparaainclusao