Reflexões

Uma Pequena Cirurgia

Hoje o Pedro fez uma pequena cirurgia: retirou a adenóide e as amígdalas. É comum que crianças com síndrome de Down façam este tipo de procedimento até os 5 anos de idade.

A adenóide é uma carne esponjosa que fica atrás do nariz e que apresenta maior volume em pessoas trissômicas. Como elas também têm a fossa nasal estreitada, são frequentes as dificuldades para respirar, o ronco e o acúmulo de secreção, provocando infecções nas vias aéreas.

O sono normalmente é agitado, podendo apresentar apneia e despertares frequentes. O resultado é um cansaço maior ao longo do dia, minando a energia e prejudicando o processo de estimulação.

Já as amígdalas possuem um tamanho aumentado na maioria das crianças com Down – e quando necessário são removidas.

As noites de sono do Pepo há muito estavam bastante agitadas e o cansaço se refletia na sua intensa rotina de terapias. As infecções respiratórias idem. A cirurgia de hoje, feita pelo Dr @gil_julio, levou cerca de 1 hora. Graças a D’us tudo correu bem e nosso Pequeno já está se recuperando.

A 1ª foto foi tirada quando levávamos ele até o centro cirúrgico – e a cara da Má não esconde a apreensão de mãe, logo substituída por um largo sorriso quando o Dr anunciou que estava tudo bem