Reflexões

A Mudança na Minha Vida

Quando me perguntam qual foi a maior mudança que a chegada de um filho com síndrome de Down gerou em mim, sempre digo que foi a maneira através da qual passei a enxergar a vida. Os pequenos atos e as simples conquistas do dia-dia passaram a ter um valor muito diferente do que tinham antes.

Isto começou assim que a noticia nos foi revelada, no dia seguinte ao nascimento do Pepo, quando ele foi submetido a uma série de exames para a verificação de comorbidades como cardiopatia, problemas na vesícula, intestino, audição, visão, etc. No momento em que pensei nas possíveis descobertas destes procedimentos, a SDown – que era a mais recente delas – passou a não ser mais algo tão amedrontador quanto era para um Pai que havia sido pego de surpresa horas antes. E ao mesmo tempo que eu rezava para que nada disto aparecesse no meu filho, eu pensava que talvez não tivesse dado o devido valor ao fato dos meus outros 2 terem nascido, graças a D’us, muito saudáveis.

Também mudei a maneira de encarar os desafios da vida: eu sempre fui um cara extremamente planejado e preocupado com o futuro. Muito mais focado em chegar ao final do que nos meios para alcançá-lo. Depositava toda a minha expectativa no sucesso do resultado, deixando de lado o processo para atingi-lo. Vivia muito para o futuro e pouco para o presente.

Mas assim como numa maratona, a chegada para cruzar a fita leva alguns segundos, enquanto os 42 km duram horas. O prazer ao longo do percurso é o mesmo do final, mas com duração bem maior – e eu dificilmente aproveitava-o por muito tempo, por estar com a cabeça sempre na chegada.

Mas quem passou a ter a missão de cuidar de uma criança com deficiência intelectual e trabalhar para mostrar os benefícios da inclusão não costuma enxergar o final da linha – simplesmente pois ele NÃO EXISTE! São tarefas apaixonantes que duram para o resto da vida e que, por maior a dedicação, sempre haverá mais a ser feito. Afinal de contas, o amor por um filho/ao próximo são/devem ser infinitos.

E é justamente a falta de um fim nestas novas missões que me fez passar a aproveitar cada pedacinho deste incrível percurso.

Sou infinitamente mais feliz e serei eternamente grato. 🙏❤👊🏼