Reflexões

22 Dias na UTI

Hoje é dia de #tbt !
Já comentamos que assim que o Pepo nasceu, ficou 22 dias na unidade semi-intensiva do hospital para aprender a mamar. Ter um filho e não poder levá-lo para casa não é uma sensação agradável. Não saber quando poderíamos fazê-lo, menos ainda.
Nossa rotina neste período envolvia ida e vindas diárias: a Má ia ao hospital 4 vezes por dia, já que não deixar a Nina e o Lipe sentirem a sua falta era quase tão importante quanto amamentar o Pequeno. Eu ia 2 vezes: pela manhã, logo depois de deixar as crianças na escola; e à noite, depois de colocá-las para dormir. O apoio da família nesta fase foi essencial!
No final do dia, quando o Pepo dormia sozinho na UTI e nós 4 em casa, batia uma angústia, uma sensação de vazio. Perguntas surgiam: como ele está? Será que mamou bem de madrugada? Amanhã teremos boas notícias? Alguma previsão de alta?
​Estes dias foram intensos, reflexivos e de aprendizados. Sabe aquela história de que às vezes tem que se dar um 1 passo para trás para depois dar 2 para frente? Pois é… o dia-dia de uma UTI neonatal é bem assim. E as consequentes frustrações causadas por esta rotina nos ensinaram a viver um dia após o outro; a controlar a ansiedade. 22 dias pode ser muito e pode ser pouco: depende da intensidade com a qual você vive o período. Hoje, parece-nos quase nada. Há 8 meses, foi uma eternidade.
Dividimos a UTI com famílias que viviam desafios de saúde muito difíceis – e há muito mais tempo. Dramas reais. A maioria estava ali: firme, forte, encarando a situação com a serenidade necessária para que não se deixassem levar pelo sofrimento. No caso do Pepo, não se tratava de problema e nem doença: apenas uma condição genética. E isto nos fez agradecer e valorizar ainda mais a vida.
Durante 22 dias rezamos para que nosso Pepinho tivesse saúde e pudesse voltar para casa com toda família! E esta foto – recheada de sorrisos e com uma linda frase atrás (por coincidência) – foi tirada justamente no dia da nossa saída do Hospital: quando D´us atendeu nossas preces! 🙏 #umnovoolharparaainclusao#sindromededown #sdown#projetoserendipidade