Reflexões

Trate todos igualmente

A 1ª recomendação que recebemos quando o Pedro nasceu foi a de não tratá-lo de maneira diferente dos irmãos; não superprotegê-lo e nem tampouco subestimá-lo. Segundo especialistas, há uma tendência de se ter “pena” das crianças sindrômicas e de achar que elas não são capazes.
Seguimos esta diretriz desde cedo: apesar da pouca idade e das necessidades de estímulos, o Pepo tem uma infância/é tratado da mesma forma que o Lipe e a Nina tiveram/são. A começar por este perfil de Instagram, que em casa é chamado de “Insta da Família”; ou seja, é de TODOS!
Por que será que atualmente os médicos nos dão esta sugestão logo após o parto?
Antigamente, o nível de informação acerca da SD era outro. A medicina, os tratamentos e a expectativa de vida, também. Há 60 anos, pensava-se que caso um bebê com T-21 chegasse até a adolescência, teria uma vida muito comprometida – tanto sob o ponto de vista intelectual, quanto social e motor. Estimulá-los era algo pouco frequente. Incluí-los na sociedade, menos ainda.
Mas o mundo evoluiu. Os procedimentos de estimulação estão sendo introduzidos cada vez mais precocemente no desenvolvimento; a inclusão passou a existir (ainda que timidamente) nas escolas e no mercado de trabalho. Percebeu-se que um ser humano com SDown é uma pessoa como qualquer outra: estuda, trabalha, namora, casa-se, mora sozinha, etc. Claro, no tempo dela… mas é! Aos poucos, começamos a enxergar os benefícios da coexistência inclusiva não apenas para o “assistido”, mas para todos que nela estão envolvidos – de maneira igualitária. E uma das razões para tal feito foi, além da estimulação precoce, passar a tratar TODOS DA MESMA MANEIRA!
O preconceito e o pré-conceito ainda existem. A informação não chega em muita gente. Ainda estamos longe do ideal, principalmente nos âmbitos escolar e profissional (importantes propulsores da inclusão). Mas a evolução é evidente e benéfica a todos. E olhando sob esta ótica, fica mais fácil compreender o conselho dado no 1º. dia de maternidade: trate todos de maneira igual, respeitando as individualidades de cada um. Algo simples e que contribui para um MUNDO MELHOR PARA TODOS. E ai, vamos juntos nesta?